Boletim Mauc #7 | Poesias
Mauc abre no sábado, 15 de março, com foco em exposições temporárias: Sentidos, de Yolanda Carvalho, e Só para ver-te agora são meus olhos, de Côca Torquato, entram em cartaz
O Museu de Arte da UFC (Mauc) funciona neste sábado (15) das 9h às 13h com a abertura de duas novas exposições. Sentidos, de Yolanda Carvalho, e Só para ver-te agora são meus olhos, de Côca Torquato, somam-se à Jornada para o Brasil: história das migrações de povos de língua alemã no circuito de curta duração mais recente do Museu.
Sentidos
A abertura de Sentidos neste próximo sábado, 15, traz ao Mauc a poesia impressa da xilogravurista piauiense Yolanda Carvalho e todos os seus múltiplos cenários - do imaginário fantástico a pássaros e natureza crua. O projeto expográfico é de Cyro P. da Silva, e a curadoria é assinada por Áurea Pinheiro, Brenda Vieira, Cássia Moura, Yolanda Carvalho e Marysette Pacheco.



Ao longo desses anos de labuta, fui seduzida pelo suave perfume que evapora do âmago do cedro, as tessituras rugosas da madeira convidam as minhas mãos calejadas para o labor diário de anos de entrega da arte do gravar. Olhos apurados e cílios carregados de poeira que pairam no ar. Trilho um longo percurso entre o lixar e o gravar: as minhas mãos trêmulas dedilham, suavemente, a superfície, aprimorando dia a dia o ofício e modo de saber-fazer a arte e xilogravar. Vou tateando como uma pessoa cega tateia a matriz ao ler em braile. Os sentidos aguçados transbordam inquietações: o gesto e a criatividade norteiam a goiva faminta de corte do buril e o escopro desliza sobre os sulcos abertos e resplandecem imagens virtuosas; vindas de um momento de inspiração, afloram um conjunto de sensações que, na condição de artista, me deixa em êxtase, me faz celebrar a vida.
(Yolanda Carvalho)
Só para ver-te agora são meus olhos
O Mauc também recebe a partir deste sábado, 15, a mais recente produção artística de Côca Torquato, que apresenta uma rica viagem lúdica por cores, porcelanas e aquarelas. Nas palavras da curadora Ignês Meneleu Fiuza, Côca Torquato desenvolve em Só para ver-te agora são meus olhos “um trabalho baseado em memória e imaginação em que traços livres e pinceladas precisas dão forma a uma pintura contemporânea que nos desloca para um lugar de contemplação, pedindo pausa para tempos tão acelerados e efêmeros”.



SÓ PARA VER-TE AGORA SÃO MEUS OLHOS
Só para ver-te agora são meus olhos
e se mirei-te, amiga, assim desnuda,
só para mim serás, tão só meu solo
onde semearei, uma por uma,
recônditas vontades dos meus sonhos,
ajoujados desejos, terna luta,
que é plena vida, transbordante corpo
saciamento em capitosa fruta.
(VIRGÍLIO MAIA)
Jornada para o Brasil: história das migrações de povos de língua alemã
Continua em cartaz a exposição que conta a história dos mais de 200 anos da imigração de falantes da língua alemã no Brasil, provocando reflexões sobre a ligação cultural entre os dois países a partir de retrospectivas históricas e diplomáticas. Sob a realização do Instituto Martius-Staden e curadoria de Martin Norberto Dreher e de Erny Mügge, Jornada para o Brasil: história das migrações de povos de língua alemã também apresenta 30 banners divididos em quatro módulos: uma introdução geral ao tema; o processo de emigração da Alemanha; as migrações para o Brasil; e a presença de falantes do idioma alemão no Brasil.


Exposições de longa duração interditadas até a conclusão da reforma do telhado do Mauc
Informamos que as exposições do circuito de longa duração estarão fechadas durante os próximos dias, período em que acontecem reformas estruturais em parte do telhado do Museu de Arte da UFC. A interdição temporária se dá na Sala Cultura Popular e nas salas individuais dos artistas Chico da Silva, Antonio Bandeira, Descartes Gadelha, Aldemir Martins e Raimundo Cela. Tudo para o bem e melhor conservação do nosso acervo.
__
SERVIÇO
Sábado de Mauc Aberto
15 de março de 2025 (Adicione o evento na sua Google Agenda)
9h – 13h
Abertura de Sentidos
Abertura de Só para ver-te agora são meus olhos
Continuação de Jornada para o Brasil: História das migrações de povos de língua alemã
Museu de Arte da UFC
Av. da Universidade, 2854
Benfica, Fortaleza – CE
Tel: 85 3366 7481
Entrada e estacionamento gratuitos
Música no Mauc | Concerto Músicas do Kariri
Não faz tanto tempo, mas o suficiente para sentirmos aquela saudade da música de câmara invadindo os salões do Mauc. Estamos todos convidados a preencher esse vazio, ou silêncio, com a apresentação do quinteto Kariri Sax no dia 20 de março, às 13h, no Concerto Músicas do Kariri.
O repertório reflete a riqueza técnica, estética e cultural da região do Cariri, trazendo músicas como A peleja do Dragão, Maneiro-Pau, Reisado, Cabaçal e tantas outras expressões da identidade sonora da região.
O evento conta com a abertura da Camerata de Saxofones da UFC. A entrada - você já sabe - é livre e para todos os públicos.
__
SERVIÇO
Concerto Músicas do Kariri
20 de março de 2025 (Adicione o evento na sua Google Agenda)
13h
Museu de Arte da UFC
Av. da Universidade, 2854
Benfica, Fortaleza – CE
Tel: 85 3366 7481
Entrada e estacionamento gratuitos
Seleção de bolsistas e voluntariado Mauc em projetos de cultura artística (PPCA)
O Museu de Arte da UFC (Mauc), via Programa de Promoção da Cultura Artística (PPCA), da Pró-Reitoria de Cultura (Procult UFC), lança o Edital 03/2025 Mauc para a seleção de bolsistas e pessoas voluntárias junto aos projetos de cultura artística do Museu. As inscrições vão até 16 de março de 2025, podendo participar estudantes com matrícula regular a partir do segundo semestre de cursos de graduação presencial da UFC. Ao todo, são 10 vagas disponibilizadas (7 para bolsas e 3 para voluntariado) nos cinco projetos do programa:
Laboratório de Práticas Experimentais em Arte e Educação Museal – LAPEArte
Mauc Podcast
Aplicativo Mauc: para uma arte mais acessível
Arquivo do Mauc Acessível
Produção audiovisual: arquivo, memória e inclusão.
Divulgadas as datas dos sábados de Mauc Aberto durante todo o primeiro semestre de 2025
Habemus data! O povo clamou, então o projeto Mauc Aberto, que descerra as portas do Museu de Arte da UFC em dias de sábado, já tem as datas definidas neste primeiro semestre de 2025. Até julho, serão cinco sábados com o Museu aberto das 9h às 13h e sempre com uma programação especial, de sessões de desenho a aberturas ou encerramentos de exposições. Confira as datas mês a mês:
15 de março
5 de abril
31 de maio
14 de junho
5 de julho
As datas estão sujeitas a alterações. Com alguns dias de antecedência, confirmamos cada uma delas no sítio eletrônico (mauc.ufc.br) e também nas nossas redes sociais (instagram @museudeartedaufc). E todos os nossos eventos podem ser acompanhados na Agenda Mauc também, visse?
As crases que cometemos no caminho
Quem escreve aqui é Regis Torquato Tavares. Até onde sei, não sou parente de Côca Torquato, mas pretendo investigar a minha árvore genealógica logo, logo. De toda forma, vibro pela arte de Côca já como se fosse da família.
Lembro que o Museu de Arte da UFC é um equipamento vinculado à Pró-Reitoria de Cultura (Procult UFC).
O Mauc fica na Av. da Universidade, 2854, Benfica, em Fortaleza- CE. O acesso é gratuito e estamos abertos de segunda a sexta (exceto feriados), das 08h às 12h e das 13h às 17h (entrada até 15 minutos antes do encerramento).
Estamos atentos à caixa de entrada do e-mail mauc@ufc.br, disponível nos melhores provedores de correio eletrônico da rede mundial de computadores.
O nosso telefone é (85) 33667481, mas se você não tiver nenhuma duvidazinha sequer para tirar conosco, recomendo mesmo assim pegar o aparelho e discar 08000176362 para escutar um poema. É gratuito e é só até 15 de março, inspiração em John Giorno e seu Dial-A-Poem.



Como tudo aqui no Mauc, você não paga absolutamente nada para comentar. Na-di-ca-de-na-da! Alguém notou que finalmente tirei a crase de “segunda a sexta”? Foi mal pelos vacilos de outrora, de hoje e de amanhã.