Boletim Mauc #2 | Não tem outra explicação
Para ocasiões especiais, o Museu de Arte da UFC abre em alguns sábados. Neste 24 de agosto - daqui a pouquinho - tem Mauc Aberto das 9h às 13h, então segue com a programação, que tem abertura da exposição Sertão Galvão, comemorando os 60 anos de carreira do artista Roberto Galvão, e também tem Sessão de Modelo Vivo com o programa Desenhando no Museu. Também aproveitamos o boletim para convites: teremos o retorno do Música no Mauc com a Camerata de Cordas da UFC! Já é na sexta-feira, 23, entre 12:30h e 13:30h. Apareçe, puxa uma cadeira e escuta Johann Sebastian Bach com a gente.
Se você deseja receber este boletim sempre que lançarmos um novo, basta preencher este campo abaixo com o endereço de e-mail e “subscrever” - o botão “Subscribe Now” te leva para o mesmo destino:
[ABERTURA]
Sertão Galvão


Pululam buquês nas calçadas mais ordinárias, nos terrenos baldios mais esquecidos. Dispensam a necessidade de canteiros ou regas. Aos demais, até se aceita a indiferença, o que não vale para os pincéis de Roberto Galvão, que se vale de maravilhosas lupas para colocar a chanana, costumeiramente reduzida na classificação de “mato”, sob os spots luminosos do Museu de Arte da UFC a partir das 10h do dia 24 de agosto de 2024, data da abertura de Sertão Galvão, mostra individual dos trabalhos mais recentes do artista e em comemoração aos seus 60 anos de carreira.
“É a manifestação divina. Porque não tem outra explicação” (Roberto Galvão)
Não esperemos o clichê árido dos galhos cinzas retorcidos. Galvão opta por um sertão “bonito pra chover”, vivo e multicolorido. Transporta para a tela emoção própria, olhar autoral de quem conhece bem as flores do sertão a ponto de nos oferecer, inventivamente, novas perspectivas. Não é qualquer sertão, definitivamente. É Sertão Galvão. “Longe das imagens de ausência e de falta, contrapõe o senso comum e agiganta nossos sentimentos pela elaboração de um corpus de imagens tentacular, que anseia romper a tela e percolar por aí, gerando vida e novos encontros. Dama da noite, flor do mato, chanana, antúrios, flor de cuxá, mandacaru, orquídeas: o seu jardim é generoso, expansivo, assim como é a sua trajetória, em que cabem diversificadas formas de pensar, viver e fazer”, diz Saulo Moreno, curador da mostra.
“Adoro quando cai a primeira chuva e, três dias depois, o mato branco está todo verdinho. É emocionante” (Roberto Galvão)
60 anos de carreira nas artes poderiam presumir uma retrospectiva, mas o artista, sabiamente, e os visitantes do Mauc agradecem, prefere dar passos adiante. Quer mostrar o que tem produzido recentemente, e o faz com o frescor e a ludicidade de sempre. A flora vistosa de Sertão Galvão, assim como os barquinhos de papel ou as arraias dos anos 1970, foge da conformidade costumeira, ordinária. Ao contrário, é apresentada ao público com destaque e amplitude extraordinária.
A museóloga Graciele Siqueira, diretora do Mauc, dimensiona a nova exposição no contexto atual do Museu e da Universidade: “Neste ano, 2024, o mesmo em que a nossa querida Universidade Federal do Ceará, a mais antiga do Estado, completa 70 anos de funcionamento, assim como a nossa Pró-Reitoria de Cultura celebra o seu primeiro ano de existência na estrutura organizacional, o Museu de Arte da UFC reabre suas portas a um artista que atravessa a nossa história, nosso acervo artístico e vivencia, há 60 anos, o universo da arte de forma intensa e nas suas mais diversas camadas e dimensões”.
Sertão Galvão fica em cartaz no Mauc de 24 de agosto a 18 de outubro de 2024. A mostra conta com expografia de Túlio Paracampos e apresentação de Regina Raick.
__
SERVIÇO
Abertura da mostra Sertão Galvão
24 de agosto de 2024, 10h
Museu de Arte da UFC (Mauc)
Av. da Universidade, 2854 - Benfica, Fortaleza - CE
Visitação: de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h
Entrada e estacionamento gratuitos (sujeito à lotação)
Classificação: Livre | Acesso: Gratuito
Informações: (85) 3366-7481
[INSCRIÇÕES ABERTAS]
Sessão de Modelo Vivo
Para quem deseja aprender mais sobre desenho de observação da figura humana, o Núcleo Educativo do Mauc (NEMauc) e o programa de extensão Desenhando no Museu oferecem 20 vagas para a Sessão de Modelo Vivo deste Mauc Aberto no sábado, 24, das 10h às 12h.
A sessão é mediada por Joyce Kelly de Almeida Mendes (graduanda em Design-Moda pelo Instituto de Cultura e Arte da UFC e bolsista do programa Desenhando no Museu). O público-alvo é de desenhistas (a partir de 16 anos) com nível médio a avançado em figura humana. O formulário de inscrição pode ser acessado no link https://forms.office.com/r/tfkZrhwAiP
Música no Mauc: a sesta é na sexta




Quem estava com saudade de passar aquele intervalo de almoço ouvindo música no museu já pode abrir o sorriso! A Camerata de Cordas da UFC abre nesta sexta, 23, das 12h30 às 13h30, a temporada 2024 do projeto Música no Mauc. Nesta primeira apresentação, o concerto é dedicado ao compositor Johann Sebastian Bach. No repertório, a Suíte Orquestral n. 2 e o Concerto para Dois Violinos do compositor alemão.
A Camerata de Cordas da UFC – Fortaleza iniciou suas atividades em março de 2016 sob a direção da professora Liu Man Ying (violino e viola) e da professora Dora Utermohl de Queiroz (violoncelo e contrabaixo). O grupo desenvolve um repertório pedagogicamente selecionado de ampla abrangência, desde músicas eruditas dos períodos barroco, clássico e romântico, passando por música popular brasileira e também por repertório de animes e de video games.
__
SERVIÇO
Música no Mauc com Camerata de Cordas da UFC - Concerto Bach
Sexta-feira, 23 de agosto, das 12:30h às 13:30h
Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (Mauc)
Av. da Universidade, 2854 - Benfica, Fortaleza - CE
Entrada e estacionamento gratuitos (sujeito à lotação)
Classificação: Livre | Acesso: Gratuito
Informações: (85) 3366-7481
Tichau
O Museu de Arte da UFC (Mauc) é um equipamento vinculado à Pró-Reitoria de Cultura (Procult UFC). Ficamos na Av. da Universidade, 2854, Benfica, em Fortaleza- CE. O acesso é gratuito e estamos abertos de segunda à sexta (exceto feriados), de 08h às 12h e de 13h às 17h (entrada até 15 minutos antes do encerramento). Acompanhe as notícias no sítio eletrônico mauc.ufc.br e na rede social Instagram (@museudeartedaufc).
O e-mail mauc@ufc.br está sempre aberto.
__
O texto é de Regis Torquato Tavares (Mauc) e Kathleen Silveira (Mauc).
Um excelente dia, ou tarde, ou noite.