Boletim Mauc #8 | Novos tempos
Já podemos tomar como um consenso o sentimento geral de cansaço, não? Ninguém precisa ler Byung-Chul Han para constatar, por si, que estamos sempre correndo e demandados a correr. Pensei nisso quando me deparei com as notificações pingando jorrando no aparelho de telefonia MÓVEL (“sujeito a mudanças”; “instável”, “inconstante”, “variável”, conta o Houaiss).
Acabaram de publicar um story que expirará em 24 horas.
Veja este story recente enquanto ainda está disponível.
Eu todo reflexivo com a urgência e ligeireza do mundo quando aparece Sérgio Lima, que abre exposição neste sábado, 5 de abril, 9h, aqui no Museu de Arte da UFC. Sérgio não parece preocupado com fugacidades:
- Onde encontro você nas redes sociais?
- Não encontra.
E vem a paz e o sossego possíveis - ufa! - num mundo consumido por trends e prompts. Imagino, assustado, a contradição entre a arte gerada por inteligência artificial em segundos e as seis décadas de produção artística do Sérgio Lima. “Já estou há meses lidando com essas obras a serem expostas aqui. Organizando, limpando, cuidando… É um trabalho cansativo”, ele disse, fazendo-me entender que há cansaços e cansaços. E tendo a preferir a fadiga própria de um artista como Sérgio. De um esforço sem pressa, dedicado, afeito a exercícios de serenidade e que, talvez, só precise se ater à urgência do ímpeto do próprio autor em jogar para fora, perpassando para as obras, seus pensamentos, críticas e ideias no ato insigne do processo de criação artística.
Sérgio Lima, SEIS DÉCADAS, Uma Vida com Arte
Um recorte significativo de uma vida com arte chega ao Mauc neste sábado (5), a partir de 9h, pelas mãos de Sérgio Lima, artista que sempre buscou o ar de renovação e contemporaneidade como característica autoral. Tendo trabalhado no Museu de Arte da UFC nos primeiros anos da instituição e aqui presente em diversas exposições individuais e coletivas, vem oferecer aos nossos visitantes mais uma demonstração, agora sob retrospectiva, do apuro e da qualidade das seis décadas dedicadas à arte.
Individuais em evidência
Sérgio Lima, SEIS DÉCADAS, Uma Vida com Arte completa a tríade de mostras individuais no atual circuito temporário do Mauc, que já conta com Sentidos, de Yolanda Carvalho, e Só para ver-te agora são meus olhos, de Côca Torquato.
Na exposição Sentidos, vem à tona a poesia impressa da xilogravurista piauiense Yolanda Carvalho e todos os seus múltiplos cenários – do imaginário fantástico a pássaros e natureza crua. O projeto expográfico é de Cyro P. da Silva, e a curadoria é assinada por Áurea Pinheiro, Brenda Vieira, Cássia Moura, Yolanda Carvalho e Marysette Pacheco.
E Só para ver-te agora são meus olhos traz a mais recente produção artística de Côca Torquato, que apresenta uma rica viagem lúdica por cores, porcelanas e aquarelas. Nas palavras da curadora Ignês Fiuza, Côca Torquato desenvolve “um trabalho baseado em memória e imaginação em que traços livres e pinceladas precisas dão forma a uma pintura contemporânea que nos desloca para um lugar de contemplação, pedindo pausa para tempos tão acelerados e efêmeros”.
UFC e Mauc de portas abertas
Você já conhece o projeto Mauc Aberto desde 2019, quando começamos a funcionar em alguns sábados pontuais e sempre com uma programação especial. Pois neste ano o conceito expandiu de tal forma que, capitaneados pela Pró-Reitoria de Cultura (Procult UFC), todos os equipamentos culturais da Universidade vão realizar mensalmente, sempre aos sábados, a UFC de Portas Abertas. A primeira edição acontece já neste 5 de abril, entre 9h e 13h, unindo atividades da Casa de José de Alencar, Casa Amarela Eusélio Oliveira, Museu de Arte da UFC, Rádio Universitária, Memorial da UFC, Seara da Ciência e Espaço Cultural Bergson Gurjão Farias.
Fiquemos atentos às novidades da Procult via sítio institucional e via instagram a fim de acompanhar todas as datas da UFC de Portas Abertas. Ah, e as datas de Mauc Aberto que anunciamos no Boletim Mauc #7 se mantêm firmes e fortes.
__
SERVIÇO
Sábado de Mauc Aberto
5 de abril de 2025 (Adicione o evento na sua Google Agenda)
9h – 13h
Abertura de Sérgio Lima, SEIS DÉCADAS, Uma Vida com Arte
Continuação de Sentidos e Só para ver-te agora são meus olhos
Museu de Arte da UFC
Av. da Universidade, 2854
Benfica, Fortaleza – CE
Tel: 85 3366 7481
Entrada e estacionamento gratuitos
V Salão Universitário UFC | Chamada pública para exposição coletiva de estudantes-artistas da Universidade Federal do Ceará
A Pró-Reitoria de Cultura da UFC (Procult UFC) e o Museu de Arte da UFC (Mauc) recebem até 13 de abril, via chamada pública, inscrições para o “V Salão Universitário UFC”, exposição coletiva que reúne estudantes com suas diversas linguagens e manifestações artísticas. Com o tema Meu, seu, nosso – Eu do futuro, o V Salão Universitário está previsto para acontecer de 14 de junho a 1º de agosto de 2025.
Fotografia, desenho, pintura, gravura, colagem, bordado, tapeçaria, vídeo, escultura, instalação, peça tátil: a contemplar as mais diversas linguagens artísticas, a chamada pública para a quinta edição do Salão Universitário UFC abre espaço para estudantes-artistas e artistas-estudantes expressarem o que esperam do futuro e o que fazem hoje pensando nele, sendo a Universidade um local de formação para o hoje e também para o amanhã.
Serão aceitas obras de autoria individual ou coletiva (para fins desta chamada pública, considera-se por coletiva a reunião de, no máximo, cinco artistas, na forma de grupos e/ou coletivos). E as obras podem ser apresentadas de forma unitária ou em díptico, tríptico e políptico (conjunto de obras de arte com duas, três ou mais peças que compõem um só trabalho interligando tema e técnica utilizada).
Destaca-se que esta chamada pública prevê reserva de 50% das vagas para grupos historicamente invisibilizados: pessoas que se autodeclaram negras (pretas ou pardas), indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência, LGBTQIAPN+, mulheres mães ou tutoras(es).
O Mauc reforça o convite especial para fazer parte do V Salão Universitário UFC, um evento histórico e de grande importância na valorização da arte como pertencimento e formação democrática na Universidade Federal do Ceará.
♦ Chamada Pública: Chamada Pública V Salão Universitário UFC 2025
Expediente
Para quem anda sem pressa e pôde - e quis - ler até aqui, quem escreve é Regis Torquato Tavares, que se emocionou quando precisou explorar os arquivos que o Sérgio Lima deixou para o Núcleo Educativo num DVD. Obrigado, Cris, por emprestar o disco; e obrigado, Cássio, por preservar um leitor de CD/DVD na CPU da sua mesa de trabalho - que bom que aquele barulhão todo lá dentro era normal.
O Museu de Arte da UFC é um equipamento vinculado à Pró-Reitoria de Cultura (Procult UFC).
O Mauc fica na Av. da Universidade, 2854, Benfica, em Fortaleza- CE. O acesso é gratuito e estamos abertos de segunda a (rá!) sexta (exceto feriados), das 08h às 12h e das 13h às 17h (entrada até 15 minutos antes do encerramento). Lembrando que abrimos em alguns sábados de Mauc Aberto (alô, 5 de abril!) e, agora, também em sábados de UFC de Portas Abertas.
O correio eletrônico é mauc@ufc.br
O sítio institucional é mauc.ufc.br
E o nosso telefone é (85) 33667481